O Pantanal pede socorro: saiba como ajudar ONGs que resgatam animais

Como o mundo todo pôde acompanhar nos últimos dias, o Pantanal do Mato Grosso do Sul está em chamas e, com isso, devastando a flora e fauna local. As imagens dos animais feridos – e outros milhares mortos, estão viralizando rapidamente e, cá entre nós, são até difíceis de encarar por mais de um minuto. É triste demais ver um dos Patrimônios Naturais da Humanidade queimando de modo avassalador e se sentir impotente, né? Mas, já que muitos de nós não podem agir de modo mais direto, que tal ajudar àqueles que agem?

Voluntários de diferentes partes do Brasil estão se deslocando para ajudar no socorro aos animais do bioma expostos há alguns meses ao fogo, e também à população local afetada. E é aí que nós, pessoas interessadas em contribuir da melhor forma que pudermos, entramos. Uma força tarefa coordenada pelo Comitê do Fogo, composto por diversas instituições de governo, terceiro setor e iniciativa privada), montou um Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres – PAEAS Pantanal para receber doações. O grupo também criou uma vaquinha virtual (https://voaa.me/vaquinha-pantanal), com o objetivo de arrecadar dinheiro para financiar ações em prol dos bichinhos atingidos pelo fogo.

Listamos algumas instituições que prestam serviços voluntários à população local e aos animais, e que, você, aí de casa, pode ajudá-los a fazer a diferença neste momento tão triste que enfrentamos (e depois também… e sempre):

  1. AMPARA Animal
    A ONG também criou uma vaquinha online para levantar fundos (https://voaa.me/vaquinha-pantanal), e está recrutanto veterinários para compor a equipe de resgate e cuidados da região.

    2. Fundação Ecotrópica
    Trabalhando há 31 anos com a preservação da natureza no Pantanal mato-grossense, a Fundação Ecotrópica luta no momento para conter os incêndios na região e resgatar animais feridos. A ONG está aceitando qualquer tipo de doação, passando desde máscaras, luvas, até soro fisiológico e medicamentos como repelente e pomadas de queimadura. Para saber mais como ajudá-los, acesse http://www.ecotropica.org.br/.

 

  1. Instituto Acaia

Atuando junto de famílias e atores locais, a Acaia Pantanal promove a educação e proteção social da população ribeirinha, ajudando no desenvolvimento socioambiental da região desde 2016. Para fazer doações, acesse https://www.acaia.org.br/doacoes.

 

  1. Instituto Arara Azul

A ONG promove a Campanha Adote Um Ninho, onde é possível apadrinhar um ninho, por meio de doações, e contribuir com a manutenção da biodiversidade do Pantanal, tanto as araras-azuis quanto de várias outras espécies. Para se juntar ao time, acesse https://www.institutoararaazul.org.br/como-ajudar/.

 

  1. Comitiva Esperança

Os voluntários da Comitiva levam alimentos, produtos de higiene e informação às comunidades ribeirinhas do Pantanal e do Cerrado do Mato Grosso do Sul. Para ajudar, acesse https://comitivaesperanca.com.br/doar/.

 

A lista continua e é grande. A Project incentiva forte e urgentemente doações de qualquer valor e natureza para ajudar no combate e nas consequências do fogo que se alastra há meses pelo Pantanal mato-grossense. Deixamos também registrado aqui o nosso MUITO OBRIGADO, além de total respeito a admiração aos voluntários que estão encarando de frente este problema. Nós, como bons aventureiros, temos um carinho especial pelo meio-ambiente e total consciência que cada atitude impacta o todo – seja ela boa ou ruim. Bora repensar nossos hábitos, rapaziada! O planeta tá pedindo socorro faz tempo. Até quando ele aguenta? #IntoTheIndoors

×

Olá

Clique no nome do atendente para tirar suas dúvidas ou envie um email para:  [email protected]

×